Capoeira

As aulas de capoeira sob a coordenação de Uelerson Cardoso, agora são ministradas pela professora Fernanda Pena. Ela tem 38 anos, é dentista e mora no Paraíso. As aulas são segunda e quarta-feira, na Escola Municipal Almiro Paraíso, às 19h. A ACP fez uma entrevista com a nova professora.

ACP: Fernanda, o que levou você a praticar capoeira?
Fernanda: Minha família sempre me incentivou a praticar esporte. Sempre participei de competições de vôlei, handebol, futebol de salão ... Mas quando conheci acapoeira, nunca mais deixei de praticar. Me lembro que era aluna do Coluni e vi uma roda de capoeira do grupo Raízes Cordãode Ouro e me envolvi nesse esporte.
ACP: Por que o professor Thales não vai dar as aulas de capoeira aqui no Paraíso?
Fernanda:O professor Thales passou no vestibular e vai cursar Física. O curso é noturno , o que o impedirá de dar as aulas aqui na comunidade.
ACP: Por que vocês se interessaram em dar aulas de capoeira, no Paraíso?
Fernanda: a partir do convite do Uelerson o Mestre Vitinho prontamente indicou o Prof. Vermelho (Thales Henrrique). O Mestre Vitinho sempre esteve engajado com projetos sociais e acreditamos que a capoeira forma cidadãos de bem e responsáveis. A capoeira insere no indivíduo o senso de determinação. Acomunidade do Paraíso nosrecebeu muito bem e temos hoje o compromisso de doar o nosso bem a todos.

ACP: O que é o grupo Cordão de Ouro, quais são os objetivos do grupo e onde vocês atuam?

Fernanda: O Grupo de capoeira Cordão de Ouro foi criado pelo Mestre Suassuna. Atualmente o grupo cordão de ouro possui alunos e mestres espalhados pelo mundo inteiro. O Mestre Vitinho é coordenador dos projetos de capoeira do grupo cordão de ouroem Viçosa, Coimbra, Porto Firme, Ervália e Monte Celeste (mais informações sobre o grupo pode consultar o site: www.grupocordaodeouro. com.br) O objetivo é proporcionar odesenvolvimento físico, mental e social através da prática e valorização da nossacultura/esporte genuinamentebrasileiro: Capoeira é um Patrimônio Cultural Brasileiro reconhecido pela UNESCO. Através da capoeira resgatamos o que o indivíduo tem de melhor eformamos cidadãos de bem. Avivência em grupo e com osMestres proporcionam aprender a respeitar o próximo e valorizar os ensinamentos recebidos a cadatreino. O CAPOERISTA nunca fica só. A amizade construída nogrupo permanece e qualquer lugar no mundo que você vá, encontrará amigos da capoeira.

ACP: A capoeira era vista como uma atividade masculina. Isto está mudando?

Fernanda: Há muito tempo a capoeira é para todos sempreconceitos.

ACP: Quais os benefícios para saúde mental e fisica do praticante de capoeira? E para as crianças?

Fernanda:Conforme falo em todos os treinos. A capoeira é um jogo de pergunta e resposta desafiador, ou seja, o raciocínio é praticado há todo momento e o praticante desafia os seus limites sempre. A capoeira nos faz buscar nossa identidade e vencer nossos limites . Tudo que praticamos na capoeira é levado para nossa vida. Afirmo que a criança praticante saberá lidar muito melhor com as dificuldades da vida. Fisicamente, posso afirmar ser um esporte completo trabalha o corpo, a mente e a musicalidade.
ACP: Numa perspectiva histórica cultural o quê a pratica de capoeira resgata?
Fernanda: Resgata nossa história, nossa essência . Mostra aos alunos o quanto nossa cultura é rica. Opaís da capoeira, Brasil, infelizmente não valoriza a sua cultura e muitos Mestres de capoeira estão no exterior levando e ensinando a nossa arte. Em Israel , hoje, em todas as escolas, a capoeira faz parte da formação das crianças. E no Brasil? Onde encontramos apoio? No Brasil ,somos nós amantes da capoeira que mesmo sem apoio propagamos a nossa arte. Informações (31) 997588756.