Fazenda Boa União


A Fazenda Boa União estava localizada, onde hoje é conhecido por Deserto. A casa da fazenda já foi demolida. Seu proprietário foi Francisco Ferreira da Silva, irmão de Sebastião Ferreira da Silva, da Fazenda Retiro e de Alexandre Ferreira da Silva, da Fazenda do Xaxá.

O casamento de Francisco Ferreira da Silva

Francisco Ferreira da Silva casou-se com Emerenciana Antônia de Paiva (1856-?), filha de Joaquim Alves Ladeira e de Francisca Antônia de Paiva.


Emerenciana Antônia de Paiva. Foto: Arquivo pessoal da família Ferreira da Silva.
Emerenciana Antônia de Paiva. Foto: Arquivo pessoal da família Ferreira da Silva.
Francisco Ferreira da Silva e Antônio da Silva Bernardes. Acervo pessoal da família Ferreira da Silva.
Francisco Ferreira da Silva e Antônio da Silva Bernardes. Acervo pessoal da família Ferreira da Silva.


Francisco Ferreira da Silva e Emerenciana Antônia de Paiva tiveram nove filhos: (1) José Ferreira da Silva, (2) Antônio Ferreirada Silva, (3) Sebastião Ferreira da Silva, (4) Vicente Ferreira da Silva, (5) Geraldo Ferreira da Silva, (7)Maria da Conceição Ferreira da Silva, (8) Emerenciana Ferreira da Silva, (9) Francisco Ferreira da Silva.

Família Martins Paiva

Francisca Antônia de Paiva era filha de Francisco da Silva Araújo (1783-?) e Emerenciana Antônia de Paiva (?-1815).

Emerenciana Antônia de Paiva  e o Alferes Francisco da Silva Araújo tiveram os filhos: Francisco da Silva Araújo; Thomé da Silva Araújo; Tenente Antônio da Silva Araújo; Luzia Rosa da Silva, casada com o Alferes Francisco Teixeira de Oliveira; Francisca Antonia de Paiva; Maria Antonia de Paiva; Emerenciana Antonia de Paiva (Cartório do 1º. Ofício de Notas, Casa Setecentista de Mariana, cx. 102, auto 2131). No entanto, Emerenciana veio a falecer no parto de sua filha caçula, que recebeu seu nome. Francisco da Silva Araújo casou-se novamente com Eugênia Francisca de Paula, filha do Sargento Mor Manoel José Rodrigues e Anna Joaquima da Silva, eles tiveram os filhos Joaquim, João, Anna, Thereza, José, Quitéria, Manoel, Isabel (Mapas de População do Censo de 1830-40, Arquivo Público Mineiro)

Francisca Antônia de Paiva (1812-?) casou-se com Joaquim Alves Ladeira (?-1857), em 15 de agosto de 1830, na Capela de Mestre de Campos, tendo como testemunhas o Tenente-Coronel João José e o Capitão Ubaldo Martins de Paiva.Francisca e Joaquim tiveram 10 filhos, 5 homens e 5 mulheres, sendo uma delas Francisca Antônia de Paiva. Ela foi batizada em 16 de novembro de 1854, na paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa -MG ( Livro de Batismo, livro 3, pg. 39, termo 108.a, MG). Joaquim Alves Ladeira foi o proprietário da Fazenda São Joaquim, em Viçosa - MG, onde residia com a família.