Paraíso na Festa do Fazendeiro

27/06/2017

Será construída o primeiro tanque de evapotranspiração, no Deserto, Paraíso, através do curso de nº 45, " Sistemas Apropriados para tratamento de esgoto em propriedades rurais", coordenado pela professora do Departamento de Engenharia Civil Ana Augusta Passos Rezende, através da parceria ente a Associação do Paraíso e o  Departamento de Engenharia Civil da UFV. A professora Ana Augusta convida aos moradores do Paraíso para participarem do curso e conhecerem o processo de construção da fossa, dia 19/7 parte da manhã e tarde, no Deserto, o local será indicado na estrada.

Dessa forma, o Deserto caminha para ser a primeira localidade  com curso d'água totalmente livre de esgoto e com todas as casas com esgotamento sanitário correto.

A casa que receberá  a fossa ou tanque de evapotranspiração é de uma família de baixa renda, que recentemente teve seu poço contaminado, pela fossa negra que ainda tem próximo da casa.  Além da contrução de uma nova fossa, o poço está sendo descontaminado e está sendo solicitado a limpeza da antiga.

Fossas negras são fontes de contaminação de água. Doenças domo giardíase, cólera, hepatite, enterite são transmitidas pela água. A reponsabilidade pela potabilidade da água de um poço é do seu proprietário. É importante que seja feita pelo menos uma análise anual da água da propriedade, para ter informações sobre possíveis contaminações ou utilize um clorador ou dispersor de cloro, no poço.